domingo, novembro 25

Provérbios de um discípulo ::: 93



Quando a Igreja não é a resposta, ela passa a ser o silêncio de Deus e o questionamento do mundo.

O cristão que não está em missão [...] não está em Cristo.

O cristão que não está em missão [...] não está em Cristo.
Reconhecendo que a missão não é a obra em si, mas a "Vida" que recebe em sua essência o encargo de revelar a Deus e reconstruir o homem, a missão não é ter "ido", é está "indo".

Santidade que não releva Deus é apenas religiosidade.

"Igreja" - uma vida, uma missão, uma responsabilidade [...]

Todo o trabalhador da "Seara" antes de tudo, precisa está sendo nutrido nas realidades em ser filho e noiva, todo discípulo de Cristo antes de fazer algo, precisa saber o quanto é amado. Pois, precisamos amar na medida que estamos sendo amados, revelar à outros o que está sendo revelado a nós, fazer por outros na mesma medida e qualidade do que está sendo feito por nós nesta intimidade.

O Evangelho não é uma certeza sobre nós, é certeza sobre uma vida, uma missão, uma responsabilidade. O Evangelho não nos põe em uma zona de conforto, nos dá o encargo de salvarmos o mundo por intermédio da Vida do Filho de Deus.

A certeza que não produz vida no outro não é verdade de Cristo, é apenas sofisma disfarçado de conhecimento bíblico. Neste momento uma visão ministerial ganha mais importância que a vida humana, e a própria Palavra de Deus.

O Evangelho é imersão. Está em Cristo é mergulhar na condição humana...

A fé que perdeu o amor é resultado do coração que perdeu a beleza, o extase, a contemplação ao Deus que se fez Homem. É a noiva que não espera mais por seu Noivo, deixamos de dançar ao compasso do "Segue-me".

Quando não amamos, a vida do outro torna-se apenas uma informação, um dado a ser avaliado de acordo com as nossas certezas.

O Senhor transformará nossa violência em temor e zelo por Sua glória, o Pai fará de nossas feridas e dores (...) a autoridade para curar as nações.

"A vida não é feita de acidentes, é construída por escolhas".

A prosperidade de Deus encontra-se em missão (Jo 3.16-17), a teologia da prosperiade está em férias constante.

Teologia da prosperidade é uma violência, prosperidade de Deus é um processo que se dá em alegria nas pequenas coisas.

A Igreja não está em um membro do corpo, ela está no Corpo. 
Só posso ser a Igreja (parte), se reconheço que somos a Igreja (corpo).

O Corpo sobrevive sem uma parte (membro), ele possui capacidade de adaptação. O membro não consegue ser corpo, e com o passar do tempo desconfigura-se, pois apodrece.

Homem, empodere a opinião de sua esposa e usufruirás da verdadeira autoridade [...] que não é imposta, mas conquistada. Conceda a ela o direito de dizer-lhe que não és tudo que pensas ser, e seja humilde para reconhecer a necessidade de mudança e amadurecimento; só assim terás o usufruto da plenitude matrimonial.

O pior tipo de orfandade é concedida através do pai que está de corpo presente, apenas...

Não consigo viver sem mim mesmo, eis o motivo pelo qual o casamento pela ótica de Deus não pode chegar ao divórcio [...], ou nunca experimentei a realidade de me tornar uma só pessoa com minha esposa.

O amor que não busca seus próprios interesses nunca se frustrará, ele não depende da colheita para ser amor...

O divórcio é a comprovação de que nunca existiu o amor por uma das partes, ou de ambas...

O peso do divórcio não é ele em si mesmo, mas o fato de não ter amado de tal forma ao ponto de “tornarem-se um” [...], pois não se pode divorciar de si mesmo. O divórcio mostra que nunca existiram os dois que se tornaram um, mostra apenas os dois que continuaram centrados em si mesmos, e por isso nunca construíram um lar, uma unidade que revela o amor análogo entre Jesus e a Igreja.

A força de uma família não está em uma casa, está em um lar.

A atitude do outro é a colheita da minha... se não estamos satisfeitos com as colheitas, que plantemos sementes diferentes.

Não é uma questão de Deus querer ou não [...] nosso entendimento e atitude pode não está "liberando a ação de Deus". O homem colhe o que planta...

Pelas escrituras creio que Deus não atende necessidades e vontades [...], Ele responde à fé,a obediência, aos princípios estabelecidos.

Não queira colher o que você não plantou, não plante o que você não deseja colher...

Se a Igreja não está na forma, qualquer maneira de realizar a Igreja é lícita, desde que Jesus Cristo seja o Senhor e o centro de tudo que está sendo feito. Pois, se a forma é apenas ideia humana, e resultante de feridas não tratadas [...], o formato torna-se um ídolo; é como colocar veneno na chupeta de uma criança.

A Igreja não está na forma, ela está em Cristo...
Amor, revelação, vida e obra.

A Igreja não está dentro das quatro paredes, muito menos fora delas; a forma é o menor dos problemas [...] precisamos reconhecer a identidade, se nos dois extremos existe o que foi revelado em Jesus.

Se não somos cooperadores em atuação espiritual, emocional e material na/da Igreja [...] como podemos esperar que ela seja o que julgamos que ela não é?
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 1 Coríntios 12:14

A Igreja não é composta por expectadores, é formada por discípulos dependentes e tementes ao Mestre Jesus.

Não podemos pedir que a Igreja seja e faça aquilo que nunca fizemos por ela e partir dela; a Igreja não possui vida própria.

Os que assistem a vida da Igreja são os que possuem as melhores opiniões de como ela deveria ser.

Como podemos requerer o pleno funcionamento da Igreja se não somos plenamente Igreja? A eficácia da Igreja da-se pela conexão integral dos membros.

A comunhão cristã não resume-se a mera presença do corpo, mas a entrega do coração. Por isso, muitos estão ao lado com o comportamento de quem está longe, muitos estão distantes mas vivem como se fossem um, e de fato são.

Quando não temos olhos para enxergar além de atitudes isoladas, nunca perceberemos que a vida é um constante processo... não teremos a capacidade de conhecermos de fato as pessoas, não nos permitiremos ser surpreendidos, não veremos beleza no fato de que antes de afundar nas águas alguns andaram sobre ela [...] não conseguiremos perceber que uma atitude extrema revela o coração de um apaixonado adorador, não ordenaremos o desertor três dias depois que nos nega, mesmo sabendo que ele continuará falho; mas que nunca desistirá do processo...
O covarde, o incrédulo, o impetuoso, o imaturo segundo os relatos históricos faz seu último pedido antes de sua morte em uma cruz: "Crucifiquem-me de cabeça para baixo pois, não sou digno de morrer como o meu Mestre".
Para Jesus Pedro não é uma piada, Pedro é o processo não fingido de uma fé que depois de amadurecida torna-se um castelo forte.

O auto governo é o colapso da Igreja...

Um corpo é interdependente; quando não existe mutualidade e cooperação não existe Igreja [...] apenas um "nome igreja" que de fato nunca conseguirá ser a Igreja definida em Jesus. Quando os membros de um corpo são meros dependentes, todo o corpo perde sua capacidade de funcionamento, não chega à plenitude. Neste caso surge o caos: os membros tornam-se autônomos, e cada parte por sua vez tenta ser o corpo inteiro... coisa impossível por sinal.

A prática cristã não são atitudes em si mesmas, antes de tudo precisa ser uma posição e um quebrantamento do coração que depende, arde, ama e teme ao Senhor.

A Igreja não é propriedade de homem [...] ela é o propósito e o corpo fundamentado e edificado a partir de Cristo. A Igreja não pertence à uma visão ou a um segmento teológico, a Igreja é o coração de Deus sendo revelado aos homens, todos eles.
Se a visão e o ministério dos homens não serve a todo propósito de Cristo (de e para um corpo), que busquemos outra definição para esse ministério, pois não é obra de Cristo.

A Igreja é algo bem maior que nossos muros...

Encontramos o poder de uma vida de adoração através do silêncio, quando todas as vozes se calam [...] nosso coração começa a salmodiar ao Senhor, reconhecendo sua presença, seu amor, sua vida em nós e seus grandiosos feitos.

Respeite sua idade... 
Não queira ser um jovem ancião, muito menos um velho garoto.
A maturidade não vem com o passar dos anos, vem da intencionalidade em se permitir aprender com todas as situações da vida e assim ter uma caminhada que confirma essa maturidade; no outro extremo temos a maturidade que se confunde com capacidade e eloquência. Os extremos não são capazes de ensinar à outros, nos extremos não nos compadecemos das pessoas, no equilíbrio entendemos que nada é acaso, tudo é processo.... Passamos a entender e amar o outro dentro do próprio processo que tivemos até o momento que nos habilitamos a cooperar na construção do destino de outros.

Maturidade não é ausência de erros, ser maduro é continuar sendo ensinável. Nossas certezas podem ser uma boa oportunidade para nos vermos errados.

Eu acredito em raízes, em identidade, em processos...
Tudo que é imediato me deixa em alerta.

Eu não acredito em espiritualidade instantânea, muito menos em maturidade eloquente; a espiritualidade que não é formada em momentos de crise é rasa e efêmera, a maturidade que não é fruto de uma vida é apenas maquiagem que esconde feridas.

Fé é dar crédito, reconhecer, consentir, concordar... 
Como podemos afirmar que temos fé em Deus ao mesmo tempo que desobedecemos a sua Palavra? Como podemos afirmar que acreditamos em uma pessoa enquanto desacreditamos a sua palavra?! Não existe fé em Deus onde não há uma construção de conformidade com o Seu caráter, vontade e Palavra.

A fé divorciada de obediência é incredulidade sofisticada, é desobediência disfaçada de amor [...] semelhante ao homem traidor que tenta convencer a esposa através de um buquê de flores, é a atitude que diz que está perto, enquanto o coração está distante sendo edificado em outros fundamentos.

"Bem aventurado" o homem que não crê e vive como se não crêsse, "Desventurado" o homem que diz crê e vive como se não acreditasse. Quem diz ter será cobrado como se tivesse...

Não chame pessoas à igreja, seja a Igreja que chama pessoas.

Existem ferramentas que nos ajudam a ter um relacionamento com Deus, quando não existe de fato um relacionamento, as ferramentas tornam-se um deus.

Não chame pessoas à igreja, seja a Igreja que atrai pessoas por meio da vida que revela Jesus [...] exale o aroma de Cristo, expresse a beleza dos adornos da Noiva.

É na diversidade que reconhecemos um corpo, na individualidade intencional dos membros encontramos apenas extremos.

Relevância não pertence à uma ação da Igreja, é uma ação de Deus por meio da Igreja, não é um auto-envio.

Ser cristão não pertence a definição de um nome, de uma crença, de uma religião, mas ao reconhecimento de uma "Vida".

A culpa é inimiga do Evangelho; a Graça de Deus é que produz arrependimento que nos leva à mudança. A culpa nos diz: vá embora, as boas novas do Evangelho nos dizem: Vinde a mim!

Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário