segunda-feira, fevereiro 18

Somos uma Igreja para os inadequados, para os que não crêem... - Anderson Silva

/// Somos uma Igreja para os inadequados, para os que não crêem...

A vida em comunidade não é para os que acreditam em si mesmos, mas no outro. Quando não temos fé no irmão, a Igreja é apenas partidarismo, associação, conformidade, utilidade, ideal.

Os que não fazem parte da vida em comunidade, onde os corações se encontram, se constroem mutuamente, possuem toda opinião e diagnóstico sobre os erros, as doenças, as imaturidades dos que chamam de "irmãos". Na vida em comunidade não existe ideais, existe o mundo real, com pessoas reais e problemas mais que reais. Na vida comum você desiste facilmente pois os atores são revelados e destronados, o "outro", o "impostor" que criamos para agradar cai por terra, na vida real não temos tempo para dignósticar a doença do irmão, pois nos reconhecemos como um igual, tão doente quanto, sabendo que nossa peregrinação é processo de mutualidade.

Não me envergonho de vós. Não me considero "o outro", me considero "mais um", mais um pino redondo num buraco quadrado, mais um inadequado, mais um doente no hospital da fé, prosseguindo como corpo para que um dia sejamos curados para curar. Aqui é o lugar dos que não escolheram esperar, dos que se sentem roubados pela prosperidade da Igreja, dos que transam antes do casamento, dos divorciados, dos fracos, dos ateus, dos homossexuais, do amor que não tem a conversão como condicional, dos que não acreditam mais, dos que duvidam do deus dos cristãos, dos que duvidam de si mesmos, dos que não conseguem discernir a mão direita da esquerda, dos amargurados, dos que desejam prosseguir, mas não encontram motivos... Dos abortos de uma Igreja que representa a si mesma e não a Cristo.

Seja bem vindo! Desde que sejas "mais um", se você for "o outro", não funcionaremos.

A Igreja não funciona para "o outro", a vida em comunidade é para os que são "mais um". Até que cheguemos (Ef 4.11)...

Sem o caráter comunitário de nossa fé, existe pecado e sofisma em nossa santidade e missão.

Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário