terça-feira, maio 29

5 duras verdades para implantadores de igrejas // Seja você mesmo

5-duras-verdades
por Dustin Neeley
Não sei nem dizer quanto tempo eu desperdicei nos cinco primeiros anos da nossa igreja me comparando com outros. Se eu pudesse pregar como Driscoll ou o Chandler ou liderar como o Darrin Patrick… As comparações eram infindáveis – e mortais.

Este tipo não-redentor de comparação é perigoso em vários níveis:

  • Primeiro, faz com que sub-valorizemos o que Deus está fazendo em nosso meio e não O adoremos de forma apropriada por sua obra soberana.
  • Segundo, abre a porta para desencorajamento ainda maior (como se já não tivesse desencorajamento o suficiente na implantação de igreja), o que é um sério risco para todas as partes envolvidas.
  • Terceiro, a comparação pode nos levar a ter expectativas irreais, o que pode levar a mais estresse e acabar intoxicando nossos relacionamentos. Tendo servido como presbítero em outra igreja bem-sucedida de nossa cidade, eu naturalmente assumi que iria fazer o que eu sabia ter funcionado lá e ver resultados semelhantes no meu contexto. Não foi o que aconteceu. Este tipo de pensamento falso negligencia as verdades óbvias de que eu não sou o líder daquela igreja, não temos os recursos daquela igreja e o nosso contexto é diferente. Esperar que duas igrejas tivessem os mesmos resultados é como esperar que um de seus filhos fosse exatamente como o outro. Nenhum de nós daria este tipo de conselho familiar, pois sabemos o tipo de disfunção que ele produziria. O mesmo é verdade na implantação de igrejas.
  • Quarto, e talvez o mais perigoso, a comparação revela nossa mais profunda idolatria. Quando nos comparamos com outros, estamos olhando para algo que não Jesus para satisfazer nossas almas, isto é, nosso próprio sucesso. Se o ministério de alcance vai bem, nos sentimos bem. Se as contribuições caírem… entramos em crise. Se nossa saúde espiritual e emocional flutuar baseada em como foi o último domingo, então nossos altos e baixos parecem indicar que estamos procurando nossa identidade em nosso cargo como implantador de igreja e não na cruz.
Então, você pode estar dizendo, “Entendi, comparação é algo ruim. Na verdade é um pecado. Mas parece ser algo quase que da natureza humana. Como posso prevenir a comparação?” Considere as seguintes opções:

Quando você for tentado a se comparar a alguém ou ao ministério de alguém:

  • Louve a Deus pelo que Ele tem feito aí. Ore pelo líder, igreja, ministério com o qual você está sendo tentado a se comparar. Peça a Deus para continuar a abençoá-los e para purificar o seu coração da inveja que sente deles.
  • Permita que a comparação exponha a sua idolatria. Muitas vezes tentamos racionalizar a gravidade do nosso pecado em nome do desenvolvimento da liderança. Mas o fato é que se estamos cobiçando os dons e o sucesso de outros, estamos em pecado e devemos nos arrepender.
  • Pregue o evangelho a você mesmo. Isso não é apenas uma frase pronta – é uma questão de vida ou morte para implantadores de igreja. Compre “Growing your Faith” (Aumentando a Sua Fé) escrito por Jerry Bridges. Estude o discipulado centrado no evangelho. Memorize trechos das Escrituras que descrevem nossa identidade no evangelho. Faça o que for necessário para substituir as mentiras do inimigo com a verdade.
Se pararmos de querer ser outra pessoa e simplesmente formos quem Deus nos fez para sermos, isso trará mais glória a Deus e nos ajudará a sermos mais efetivos no serviço às nossas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário