terça-feira, maio 29

5 duras verdades para implantadores de igrejas // Mate seu estresse


5-duras-verdades
por Dustin Neeley

Pronto Socorro

No dia de Natal de 2006 eu recebi um presente diferente – fui parar no pronto Socorro.
Minha querida esposa sentou-se quita e pensativa no canto, enquanto meus dois filhos rastejavam no chão do OS. Médicos e enfermeiras me espetaram como uma almofada de alfinetes enquanto faziam uma bateria de exames de sangue e outros exames. Eles acharam que fosse a minha vesícula que estivesse revoltada. A dor continuou por dias.

Uma semana depois me mandaram fazer um ultrasom. Eu me senti mais como uma mulher grávida do que como o implantador de igrejas a prova de balas que eu pensei que eu era.
Quando a poeira baixou, o problema não era minha vesicular. Era estresse.

Estresse Mata

Estresse mata muitos casamentos, ministérios e os homens que os lideravam; ele estava a ponto de me matar. E se você não matar o estresse, ele acabará te matando. O Site WebMDaponta que 75 a 90 por cento de todas as consultas médicas são por reclamações e doenças relacionadas ao estresse. A mortalidade do estresse é uma realidade para o típico implantador de igreja.

4 Passos para Matar o Seu Estresse.

Mate o seu estresse antes que ele te mate. Aqui vão quatro maneiras:

1. Viva a sua Bíblia.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.33-34).
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7).
“O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” (Salmo 115.3).
Nós cremos nessas passagens. Nós as ensinamos. Mas sera que nós as vivemos? A realidade é que a maioria nós não as vive.
Em tempos de estresse, medite especificamente em passagens que te lembram a verdade e não a sua realidade percebida. Procure pelos pecados por trás do pecado de você não conseguir relaxar – pecados como controle, descrença, ou o seu valor baseado na sua identidade como implantador de igreja. Ao ver a discrepância entre o que você crê e o que você vive, confesse, arrependa-se e ore pedindo a ajuda de Deus.
Faça do viver a (e não apenas crer na) bondade do evangelho o seu alvo.

2. Ouça o seu corpo.

Sabe aquela queimação no seu peito acima da barriga? Então, ela não deveria estar lá! Este, e outros sintomas, são os instrumentos “instalados por Deus” para que o seu corpo te diga para diminuir e confiar nele. Ouça os sinais do seu corpo, e deixe que eles sejam um lembrete para confiar sua vida, família e igreja a Deus. Você não quer que outra pessoa crie os seus filhos. Se seu corpo está te mandando diminuir, diminua.

3. Ouça sua esposa e filhos.

Se você é casado, sua esposa deve ser sua maior aliada na sua constante luta contra o estresse. É muito provável que ela e seus filhos (se você os tiver) serão as pessoas que Deus usará para te fazer rir, ir pra cama, tirar um dia de folga. Se seus filhos fazem comentários perguntando por que o papai está tão cansado ou bravo, os ouça e mude.

4. Aprenda os seus limites.

Pastor Wayne Cordeiro tem um grande princípio chamado “O Prato”. Cada líder tem um tamanho de prato baseado em suas habilidades, dons, época da vida, saúde, etc. Nossos pratos não são todos do mesmo tamanho, e foi assim que Deus planejou para que fosse. Perceba que muito do seu estresse vem do fato de você ter um prato de sobremesa lotado com comida suficiente para encher um prato de jantar. Arrependa-se, Reveja o tamanho, Repita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário