terça-feira, março 27

Série // Vida da Igreja // Jesus precisa de João Batista?

 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:11-17 


 Tão perfeito é nosso Pai, tão sublime e gracioso seus propósitos, e tão grandioso é ver um Deus que desde o início diz: FAÇAMOS! 



Um Deus que é pleno em si mesmo, soberano, poderoso e livre [...] decide desde a criação ser comunitário, decidiu não ser sozinho. E quando olhamos para a vida de Jesus vemos Ele fazendo as mesmas coisas que viu o Pai fazer (FAÇAMOS), Ele nunca trabalha só, mas faz a junção de todos aqueles que estão ligados ao Pai; sempre fazia questão de mencionar os profetas (Está escrito), já chorei bastante em ver que até suas Palavras no Gólgota 


Deus meu, Deus meu por que me desamparastes?


É um salmo de Davi. Me emociona pois vejo nisso não uma simples citação, mas um meio de confirmar a vida dos antigos, mostrar que Eles fazem parte da mesma vida e propósito que Ele, que todos estão trabalhando para construir algo que é maior que nomes e egos. 


 [ 1 ] Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 


 Se o batismo de João era para arrependimento e perdão de pecados, Jesus não precisava dele para nada, pois não tinha pecado, e o próprio João se escandaliza com a atitude de Jesus em ser batizado por ele. Como filho de Deus Jesus não precisava de João Batista, mas como parte do plano e do Corpo que carrega a Vida, e o propósito de Deus, Jesus devia sujeição ao jugo, a autoridade, e a liderança de João como o homem que era a representação da missão celestial naquele momento da história. 


 É tão provável isso, que anos depois os Fariseus perguntam para Jesus com que autoridade, e em nome de quem Ele operava aqueles sinais, e a pergunta condicional para que Jesus desse a resposta, foi a resposta: O batismo de João é de Deus ou dos homens? 


 A missão de Jesus é liberada por João Batista, o ministério de Jesus começa quando Ele sujeita-se ao Corpo. Quando Jesus diz para João que é necessário se cumprir toda a Justiça, Ele afirma que as coisas devem acontecer firmadas naquilo que o Pai estabeleceu, e o Corpo simplesmente responde à essas ordens. 


 [ 2 ] E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 


 O que me chama a atenção nesses versos, é o fato de Deus ter declarado seu amor e satisfação por Jesus antes Dele ter começado seu ministério; o testemunho foi pronunciado simplesmente por que Jesus estava submisso ao propósito [...] ao ponto de sujeitar-se à um homem. 


 Anderson 
http://www.pr-andersonsilva.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário